sábado, 24 de outubro de 2009

Dia Internacional de Ações Climáticas

Entre em ação com os 350


Dia 24 de Outubro de 2009, milhões de pessoas no mundo inteiro vão entrar em ação nas suas comunidades, apelando aos líderes mundiais para que assinem um acordo climático que nos conduza ao caminho dos 350.

Já temos eventos planeados para alguns dos lugares mais emblemáticos do mundo – a Grande Barreira de Coral da Austrália, as Pirâmides do Egipto, os Himalaias na Índia, os Grandes Lagos nos EUA – mas precisamos que você organize também um evento na sua comunidade. Não tem que ser muito grande (embora isso fosse óptimo), mas tem que mostrar o número 350 de forma bem visível.


Seja criativo! Você pode organizar uma marcha, uma subida ao pico mais próximo, um fórum educativo, um projecto artístico comunitário, ou qualquer outra coisa. Desde que se divirta, e que represente de alguma maneira o número 350 – num cartaz, na sua t-shirt, ou desenhando o número com os vossos corpos. Pode parecer que isto não ajuda, mas ajuda – já tivemos igrejas a tocarem os seus sinos 350 vezes, 350 ciclistas a atravessar cidades, até 350 pessoas a fazer o pino. A cobertura mediática que daí resultou ajudou a espalhar palavra rapidamente, pelo que muitos grupos se juntaram já à campanha.


Para se inscrever, vá por favor a http://www.350.org/come-ar-uma-ac-o-para-24-de-outubro
E certifique-se de que faz uma foto e que faz upload dela para o nosso website. Vamos pegar em todas essas fotos e fazê-las chegar aos líderes do mundo inteiro. Todos juntos podemos fazê-los entender: 350 significa segurança, e tudo o que não caminhe para essa meta põe em risco o nosso futuro.


Temos menos de um ano para criar um acordo global que ponha o mundo a caminho da segurança – não há tempo a perder.
Vamos fazer isto juntos.


Obrigada por tudo o que fazem,

Equipe da 350.org

www.350.org

350.org é uma campanha internacional de bases que tem por fim mobilizar um movimento global de clima, unido pelo mesmo apelo à acção. Disseminando um conhecimento das bases científicas e uma visão partilhada de uma política justa, procuramos garantir que o mundo crie soluções corajosas e igualitárias para a crise climática. 350.org é um projecto independente e sem fins lucrativos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Virada Alternativa em Santos


Primeira Virada Alternativa em Santos

Não é de hoje que Santos é conhecida pelo seu forte caráter cultural. No entanto, ultimamente as iniciativas andavam meio isoladas. Para fortalecer essa cena e ajudar a fomentar a cultura na cidade, alguns coletivos se uniram, numa conexão que já vem rendendo bons frutos!

A iniciativa do Futurafrica, em parceria com o Coletivo FamíliA ClandestinA, Coletivo Action e Centro dos Estudantes de Santos tem o intuito de reunir em um final de semana alguns dos principais eventos culturais que vêm se destacando entre a juventude caiçara.

Os dias escolhidos foram 24 e 25 de outubro! Serão várias atividades durante o sábado e o domingo, envolvendo música, cinema, política, informação, cultura afro, arte, etc.

Fique atent@ a programação e não deixe de participar!

(cartaz no anexo, caso não consiga visualizá-lo, clique aqui!)


Coletivo FamíliA ClandestinA
http://www.casadefamilia241.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

VIVÊNCIAS DE PAZ NO PARQUE MODERNISTA

VIVÊNCIAS DE PAZ NO PARQUE MODERNISTA

“Somos uma continuação de nossas raízes, somos o tronco, deixaremos frutos, que serão novas raízes e novos troncos e futuros frutos.” – Kaká Werá.



DOMINGO, DIA 25 DE OUTUBRO

Programação:

9h – Abertura
9h30 – Contação de História e Dinâmica “Interser” – Samuel Souza de Paula
10h – Danças Circulares “Dançando a Paz” – Nívea Salati
11h – Monólogo “Gandhi – Um Líder Servidor” – João Signorelli
12h – Intervalo
13h – Vivência com a Natureza – Francis Olivia Campos, Rhauna Nemer Damaous e Samuel Souza de Paula
15h – Encerramento



Local: Parque Modernista – R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana.
(Próx. ao Shopping Metro Santa Cruz)

Maiores informações: E-mail: samuel.s.silva@bol.com.br Cel.: (11) 8583-0860;(11) 8583-0860.

Data: 25/10/2009 (Domingo)


Entrada Franca


“O amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.” – Mahatma Gandhi.



CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Contar histórias é um ritual que acontece há muito, muito tempo... em lugares e épocas diferentes... ao redor da fogueira ou do fogo do coração as vozes-imagens estavam presentes... Em diversas culturas os mitos aquecem as idéias e despertam inspirações. Ouvir, imaginar e acompanhar as palavras evocadas numa história é uma arte mágica. “Contar uma história é dar um presente de amor.” – Lewis Carrol.


DINÂMICA DE GRUPO “INTERSER”

Por interagir e influenciar-se mutuamente desenvolvemos, em nossa vida cotidiana, vários processos dinâmicos em sintonia e afinidade com nosso ser. Nós seres humanos estamos sempre caminhando ao encontro de outros seres humanos. Respeitar o tempo e jeito certo de cada um é uma grande sabedoria. “Caminhe de tal forma que seus passos imprimam sobre a terra apenas as marcas da liberdade, alegria e serenidade.” – Thich Nhat Hanh.


DANÇAS CIRCULARES

As danças circulares sagradas fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. “Dançar em grupo é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas.” – Bernhard Wosien.




MONÓLOGO “GANDHI – UM LÍDER SERVIDOR”


O ator João Signorelli, que atuou em inúmeras novelas e filmes, apresenta a historia do grande líder que marcou sua trajetória pela suas atitudes de liderança e não-violência. O espetáculo “Gandhi – Um Líder Servidor”, introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre integração, cooperativismo e amor. O espetáculo começa quando Gandhi anuncia o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial. O jejum que ele propõe é que os povos deixem de se alimentar com pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios. Uma sensível reflexão sobre a liderança faz parte desta peça, que apresenta reflexões do maior ícone da paz, com a proposta de mostrar ao público que é possível construir um mundo melhor. São 45 minutos de apresentação em que João Signorelli mostra a vida do líder que acreditava que: “não havia diferença entre esse ou aquele: todos são seres humanos – e espirituais – buscando experiências terrenas para alcançar nova consciência e evoluir com mais rapidez”. “Só o amor cura, nutre, une, entusiasma, faz nascer, alivia, materializa, motiva... possibilita a vida!” – Mahatma Gandhi.



VIVÊNCIA COM A NATUREZA


As atividades baseiam-se no Aprendizado Seqüencial, técnica diferenciada e criativa de condução de grupos em ambientes naturais, desenvolvida pela Sharing Nature Fundation, que permite trabalhar a sensibilidade, ampliar a compreensão e tomar contato com a complexidade do mundo que nos cerca de forma estruturada e simples. “Se dedicarmos total atenção ao que estamos observando poderemos observar a Natureza de perspectivas novas e originais.” – Joseph Cornell.



Facilitadores:


Francis Olivia Campos – Administradora de formação, fotografa e educadora ambiental de coração. A porta de entrada para a EA ocorreu ao concluir o curso de Vivências com a Natureza, baseado na metodologia de aprendizagem seqüencial descrita por Joseph Cornell. Com esse olhar tornou-se sócia-voluntária de Ongs que enfocam a educação ambiental e outras atividades relacionadas. Vê na educação a perfeita aplicação do reencantamento na relação do homem com a natureza.


João Signorelli– Ator de teatro, cinema e TV, jornalista e apresentador. Já atuou em diversas novelas, cinema e teatro. A partir de 2004, e por mais de cinco anos, interpreta “Gandhi – Um Líder Servidor”, apresentando-se por todo país em empresas, teatros, em instituições de ensino, clínicas, abertura de eventos, congressos e seminários.


Nívea Salati– Focalizadora de Danças Circulares, membro do programa “Dançando e Convivendo nos Parques de São Paulo” promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), em parceria com Departamento de Parques e Áreas Verdes, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.


Rhauna Nemer Damous– Psicóloga e Mestre em Ciências do Lazer pela ECA-USP, autora do livro “Os significados do Fim de semana”, moderadora de grupos focais atuando em pesquisa qualitativa de mercado, facilitação em processos de geração de idéias, de soluções inovadoras e de aproximação na relação fornecedor-cliente. Integra o Círculo de Coordenação de Seminários da Associação de Pedagogia Social de Base Antroposófica no Brasil.


Samuel Souza de Paula– Responsável pelo curso Valores da Cultura Indígena na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz. Coordenador dos Círculos Xamânicos “Espírito de Gaia”. Focalizador de Danças Circulares Sagradas e Danças Xamânicas pela Paz. Membro do programa “Gente que Faz a Paz” – Unesco (Programa Pedagógico “Educação para Paz nas Escolas”).



Organização:

Samuel Souza de Paula


Orientadoras:

Estela. Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Glacilda Pinheiro Correa Pedroso
(UMAPAZ – Projeto Carta da Terra em Ação)


Apoio Institucional:



.