quarta-feira, 7 de julho de 2010

TORNA-SE CLARO

AMULETOS. DIREÇÕES. PAIXÕES.

Responder a uma pergunta, com uma outra pergunta, é uma forma de ampliar a percepção de quem pergunta...e de se auto-questionar também.
Sempre me perguntam qual o significado dos colares que eu carrego no pescoço.
Assim para responder a uma pergunta que freqüentemente me fazem, eu começo perguntando:

Qual ou quais são seus amuletos?

Todo mundo tem um, nem que seja aquela pulseirinha de ouro que envolveu seu pequeno pulso quando nasceu, ou um presente especial recebido de alguém querido e amado, ou até mesmo uma lembrança de um momento importante (uma conquista, uma viagem, uma tatuagem, um obstáculo vencido...)

Eu tenho alguns (vários...)...parte deles carrego dia-a-dia junto a mim para que nunca me esqueça, nem me distancie das minhas essências, direções, conquistas e paixões.
Entre elas existem uma que é muito especial (e que sempre é alvo de pergunta).

Ela surgiu num momento em que eu estava tentando me libertar da maneira como vivia para poder assumir a maneira como eu realmente sou, um momento que eu estava vivendo uma vida que não era minha. Ela não me salvou da cilada que eu havia e metido (só eu pude fazer isso por mim mesma), mas ela abriu meus horizontes, ela trouxe luz e liberdade (literalmente).
Ela é a palavra: CLEAR.

Clear” é uma palavra em inglês que quer dizer “Claro”. A princípio pode parecer sem propósito e até ridículo carregar no pescoço uma palavra de significado auto-explicativo.
No entanto, o que me fascina nela é justamente o contrário, basta procurar seu significado em um dicionário inglês daqueles bem completo (até vale um dicionário on-line como o Free Dictionary), e poderá encontrar milhares de significados para a palavra, muitos dos quais se relacionam-se com à liberdade: livre de obstrução, livre de culpa, livre de censura, livre de confusões, livre de embaraços, livre de limitações, livre de débitos, livre de impurezas, livre de suspeita, livre de ilusões, livre de dúvidas, livre de incertezas, livre de ambigüidades, e assim por diante. E, naturalmente, o significado mais elementar: “que permita a passagem de luz”.

E foi assim que decidi me tornar livre, me tornar Clear, e deixar a luz passar...por mim!

E carregar essa palavra para onde quer que eu vá, me mostra a direção, o caminho que eu tomei, que eu escolhi para seguir, e que não quero me distanciar nunca, porque eu confesso que, ás vezes ficar claro demora uma vida inteira, mas não faz mal, pois acredito que buscar esse estado de “ser’ e “ estar” Clear é a forma mais valiosa de passar o tempo, de viver a vida.

Francis Olivia Campos