sábado, 23 de maio de 2009

EduComunicação_ Dia Mundial da Comunicação Social


23 de Maio_ Dia Mundial da Comunicação Social

Projeto Cria Rede de Comunicação entre Ribeirinhos

As estradas são rios. As cidades, ribeirinhas. O acesso à educação e saúde, restrito. Esta é a realidade em que vivem as cercas de de 30 mil pessoas atendidas pelo Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental, o Projeto Saúde a Alegria.
Com atuação em Belterra, Aveio e Santarém, trés municipios no oeste do Pará, o trabalho do PSA começou em 1987. Tem como lema uma frase ouvida por seu fundador. O médico Eugênio Scannavino Netto, da boca de uma senhora que atendeu: “Saúde, alegria do corpo. Alegria, saúde da alma”.
A bordo do navio Abaré, uma unidade móvel de saúde, o projeto chega a 73 comunidades. Paralelamente aos médicos, o PSA encara outros três eixos de atuação: Organização e Gestão Comunitária, Economia da Floresta e Educação, Cultura e Comunicação.
Este último se apropria da educomunicação para levar informações que desenvolvam as comunidades. Para isso, foi criada a Rede Mocoronga de Comunicação Popular. Explica-se: mocorongo é quem em nasce em Santarém. É, também, o nome do jornal trimestral que reúne informações enviadas pelas 26 comunidades que possuem seus próprios informativos.
Seis delas são chamadas de “polos avançados” e recebem uma estrutura completa de comunicação, incuindo telecentros movidos a energia solar e rádios-poste, presentes também em inúmeras comunidades.
Há ainda estrutura para produção regular de vídeos para a TV Mocoronga, apresentados também em mostras que premiam os melhores do ano. O prêmio? Um Mocoroscar.
(Mariana Albanese)
.
Fonte de pesquisa: Revista Brasil Almanaque de Cultura Popular, N: 121 Maio 2009

Nenhum comentário: