terça-feira, 25 de novembro de 2008

..**..Curaçao..**..





Quero Voltar...

Situada no Caribe a 53 Km da costa Venezuelana, 64 Km a leste de Bonaire, e com 472 Km2 de área, Curaçao oferece uma boa estrutura turística além de uma exuberante vida submarina.

A temperatura média anual é de 27°C com um índice pluviométrico muito baixo, criando um clima semi árido, semelhante ao encontrado no deserto do Arizona ou nordeste brasileiro. Faz sol quase que o ano inteiro e fortes ventos alísios sopram constantemente. Felizmente a ilha está fora da rota de furacões que assolam a região caribenha.
Em tempos anteriores, a ilha foi um importante porto de comércio de mercadorias e escravos na região do Caribe e América do Sul. Como as outras ilhas que formam as Antilhas Holandesas, a população de Curaçao é o resultado de uma mistura de várias raças e culturas diferentes, originando a raça crioula que fala o "Papiamento", estranho dialeto que reúne palavras de várias línguas como o holandês, espanhol, inglês, português, francês e mais de 20 dialetos africanos.





Curaçao conta com uma rede hoteleira muito bem estruturada. Existem à disposição uma variada gama de restaurantes e bares que servem desde massas italianas a frutos do mar, sempre em porções generosas a um preço razoável. A vida noturna não é das mais agitadas, mas sempre se pode ir a um cassino ou assistir um show de música e dança típicas da região. Alguns barzinhos e danceterias mais movimentadas completam a noitada.
A capital da ilha é Willemstad, que parece uma miniatura de uma cidade holandesa. Uma ponte móvel sobre o canal de entrada do porto é um espetáculo à parte, abrindo e fechando para dar passagem aos enormes transatlânticos de turismo, navios de guerra e de transporte que utilizam o porto.
Um bom programa é visitar as cavernas existentes no lado Oeste da ilha, no parque Cristoffel, que contém pinturas dos primeiros habitantes da ilha. Conheça também o mercado flutuante do porto, onde se pode encontrar um pouco de tudo, desde frutas e legumes a peças de artesanato local.


Outro passeio interessante é o Sea Aquarium, que contém exemplares exóticos da região. Eles fecharam um pedaço do mar e colocaram dentro algumas espécies de peixes, arraias, tartarugas e tubarões. O visitante pode ver o fundo através de um barco com vigias de vidro no fundo ou ainda mergulhar no local acompanhado de um guia do parque. Paredes de acrílico transparente separam o mergulhador da área dos tubarões. Um pequeno buraco nesta parede permite passar comida para os peixes, que avançam velozmente contra o acrílico para pegar a comida. É uma sensação forte.


Na ilha existem ainda opções para a prática de windsurf, esqui aquático e passeios de barco com fundo de vidro pelas áreas costeiras.
Mergulhos em Curaçao.
A paisagem desértica da superfície contrasta com a exuberância da vida submarina do local. A visibilidade média é de 18 a 25 metros metros, chegando a 40 metros em alguns locais. A temperatura da água se mantém em torno de 26°C. As águas são calmas e oferecem uma rica variedade de corais, esponjas, algas e peixes tropicais. É incrível a variedade de cores das esponjas, variando em tons vermelhos, violetas, marrons e amarelos.



Os recifes começam logo abaixo do nível da água e se estendem suavemente até os 10 ou 12 metros de profundidade, área conhecida como terraço. Nesta região é possível encontrar enormes concentrações de peixes tropicais, que se aproximam sem medo dos visitantes, excelente para tomadas de fotos e filmagens. É obrigatório fazer um mergulho noturno nestes terraços.
Na extremidade dos terraços começa o paredão de coral, que cai abruptamente a várias dezenas de metros de profundidade. Suas magníficas formações são habitadas por interessantes e variadas formas de vida. É interessante levar alguma fonte de luz para enxergar o colorido das esponjas, corais e peixes que habitam o local.

Existem dezenas de points de mergulho em Curaçao, quase todos no lado Oeste da ilha, mais ou menos protegidos dos ventos fortes. Para os iniciantes, uma boa pedida é Makos Mountains, lugar raso com visibilidade acima de 30 metros e uma diversidade de vida fantástica.
Ainda na costa Oeste, encontra-se "The Car Pile", um recife artificial formado por carros antigos afundados pelo pessoal da ilha para servir como atrativo turístico. É interessante ver os estado em que se encontram os velhos calhambeques, totalmente cobertos de cracas e habitados por uma infinidade de peixes, lagostas e moreias.
Para os adeptos de um naufrágio, uma boa opção é "Superior Producer", cargueiro que afundou em 1978, quase em frente à Willemstad, estando a profundidades de 27 a 34 metros.

O navio está inteiro e é possível entrar em várias partes do seu interior sem maiores problemas.


Ficha Técnica

Nome: Curaçao.
Localização: Antilhas Holandesas, Caribe.
Língua: Holandês, Inglês, Francês, Espanhol, Papiamento.
Moeda: Florim.
População: 165.000 habitantes.
Documentos Necessários: Passaporte.
Hospedagem: Rede hoteleira bem estruturada e de ótima qualidade.
Visibilidade Média: 35 metros.
Temperatura da Água: 26°C
Melhor Época Para Mergulho: O ano inteiro.


Site: www.curacao-tourism.com/ / http://www.curacao.com/



Fonte:http://www.scubadiver.com.br/scubadiver/curacao.html

Um comentário:

João Malavolta disse...

Ecosurfiiiiiiiiiiiiiiiiiii

linda essa sua camisetaaaaaaaaaaaaaa
mas só em vc né.................