sexta-feira, 14 de novembro de 2008

De Bem com a Alma

Mente

A palavra MENTE tem diferentes acepções, que no ponto de vista da que no ponto de vista da FILOSOFIA significa CONSCIÊNCIA, ou seja, o Conhecimento que o Humano tem de si mesmo e de seu entorno. Mediante os sentidos, temos uma importante aproximação da realidade, permitindo-nos raciocinar e discernir diante de problemas, de deduções e até mesmo prever a próxima realidade. a Mente-Consciência pode ser condicionada pelo nosso mundo exterior, e por isso devemos fazer abstração de influências indesejáveis. Mediante sua grande atividade lógica e criativa, é a base da cultura e da civilização.

No ponto de vista da PSICOLOGIA significa que a Mente combina as capacidades de raciocínio, percepção, emoção, memória, imaginação e vontade. Desenvolve processos conscientes e insconscientes. Tem funções intelectuais e afetivas.
Rousseau nos diz em sua obra Emílio: Consciência, consciência! Instinto divino, imortal e voz celeste; guia seguro de um ser ignorante e limitado, mas inteligente e livre, juíz infalível do bem e do mal, que faz com que o homem seja parecido com Deus.
Fonte:http://www.debemcomaalma.com.br/mente/mente.html

Nenhum comentário: