quinta-feira, 5 de março de 2009

.Peixe Transparente.

03/03/2009 16:49:00




Cientistas encontram peixe transparente nas águas profundas da Califórnia

Califórnia - Cientistas do Aquário de Monterrey capturaram nas águas profundas da Califórnia um peixe que tem o topo da cabeça transparente e narizes no lugar dos olhos. Reportagem e foto divulgados pela National Geographic revelam a curiosa criatura de 15 centímetros que, num primeiro momento, parece de outro planeta.

A cabeça lembra a cabine de um jato. Dentro, ficam os dois olhos cilíndricos, revestidos por membrana esverdeada super sensível, que capta o resto de luz que chega às águas profundas. As pequenas aberturas acima da boca não são olhos, são órgãos olfativos.
O exemplar foi capturado a 600 metros de profundidade. A espécie Macropinna microstoma foi identificada em 1993, mas os peixes sempre chegavam à superfície mortos, com a delicada e macia cabeça transparente danificada pelas redes de pesca.
Imagens feitas por robôs mostram que o peixe passa a maior parte do tempo parado, com os olhos voltados em direção à superfície. O peixe é especialista em "roubar" peixes capturados de medusas e caravelas (primos maiores das águas-vivas). Com seus olhos que giram em várias direções e as nadadeiras horizontais, ele consegue navegar entre os perigosos tentáculos.

Fonte: http://odia.terra.com.br/ciencia/htm/cientistas_encontram_peixe_transparente_nas_aguas_profundas_da_california_233509.asp

Nenhum comentário: