quinta-feira, 25 de junho de 2009

30% das espécies de tubarão de mar aberto estão 'ameaçadas de extinção', diz estudo

30% das espécies de tubarão de mar aberto estão 'ameaçadas de extinção', diz estudo


Por BBC Brasil, http://www.bbc.co.uk/portuguese,
Última atualização: 25/6/2009 4:59




O primeiro estudo para determinar o estado de conservação global das 64 espécies de tubarões e arraias de alto mar revelou que 32% estão ameaçadas de extinção, disse o Grupo Especializado em Tubarões da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).
A ameaça vem principalmente da pesca excessiva, de acordo com os técnicos. Segundo eles, os tubarões são "profundamente vulneráveis" a essa prática porque leva muitos anos para que várias espécies atinjam a maturidade e há relativamente poucos animais jovens.

"E, apesar das crescentes ameaças, os tubarões continuam virtualmente desprotegidos no alto mar", disse Sonja Fordham, vice-diretora do Grupo Especializado em Tubarões.

"Nós documentamos sério caso de pesca excessiva destas espécies tanto em águas nacionais quanto internacionais. Isto demonstra uma clara necessidade de ação imediata em escala global."

'Ação demorada'
A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) reconheceu a ameaça potencial aos tubarões há mais de uma década, quando lançou um plano de ação para a conservação dos animais em 1999.
Mas "o pedido para melhoria dos dados de pesca por parte dos países-membros (...) vem sendo dolorosamente lento e simplesmente inadequado", disse este estudo da IUCN.
Vários tubarões de alto mar acabam sendo pegos por redes de pesca de atum e peixe-espada.
Embora alguns acabem acidentalmente presos em redes, eles estão sendo cada vez mais procurados para a extração da carne, dentes e óleo de fígado e, por causa da alta demanda na Ásia por suas barbatanas.

Barbatanas
A lista da IUCN inclui duas espécies de tubarão-martelo, que costumam ter suas barbatanas retiradas antes de serem jogados de volta no mar.

"Os tubarões-martelo são um caso especial porque eles têm barbatanas de qualidade muito alta mas carne de qualidade baixa", disse Sonja Fordham, vice-diretora do Grupo Especializado em Tubarões. "A proibição da União Europeia da extração das barbatanas é uma das mais fracas do mundo."

"A melhor forma de colocar esta proibição em prática é proibir a remoção das barbatanas no mar. Mas, pela União Europeia, você pode retirá-las desde que as barbatanas trazidas para terra pesem menos de 5% do peso do animal." (absurdooooo isso!!! =X )

"A IUCN estima que, por esta norma, pode-se tirar as barbatanas e jogar fora de dois a três tubarões para cada tubarão mantido", disse Fordham.

Até o final deste ano, o Grupo Especializado em Tubarões vai publicar um relatório completo com a situação de todas as 400 espécies de tubarões, e parentes próximos entre arraias.


fonte:http://verde.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=20540299

O pior de tudo isso é a União Européia, formada por países que dizem ser desenvolvidos, cultos e evoluidos, legitimar uma selvageria como essa ...LAMENTÁVEL!!
...estão cavando seu próprio fim, destruindo o príncipal representante do topo de nossa cadeia evolutiva!!!
O ser humano me enoja as vezes...nosso fim está próximo, bem próximo!!!
=(

domingo, 21 de junho de 2009

Gigante cruza o azul dos mares

Cristiane Prizibisczki
17/06/2009, 15:22

Para quem gosta de mergulhar, uma boa pedida é o litoral sul paulista. Isso porque está começando o período de maior ocorrência de raias-jamanta (Manta birostris) nos arredores da Laje de Santos (SP). De junho a agosto é possível observar até dez vezes mais indivíduos do que em outros períodos. A temporada começou em maio e vai até setembro.

A raia-jamanta é maior entre as espécies de raias. De corpo em forma de losango, calda fina e sem esporão, a espécie pode chegar a seis metros de envergadura. Ela se desloca “batendo” as nadadeiras peitorais com
o asas e, ocasionalmente, os animais podem executar curtos “vôos” fora d´água.
Exuberante e passiva, a espécie sofre principalmente com a pesca ilegal em áreas que deveriam estar protegidas, como o Parque Estadual da Laje de Santos, local de maior ocorrência no Brasil. Redes de arrasto, espécies de sacos que são arrastados no fundo do mar ou a meia profundidade, e espinhéis, linhas com diversos anzóis, são grandes inimigos da espécie, que frequentemente fica presa a eles.
Durante a temporada, o Instituto Laje Viva realiza saídas a campo em busca do animal. A entidade não-governamental trabalha com monitoramento da espécie desde 2007 e para a preservação das raias-jamanta no litoral sul paulista, lutando para que acidentes como esses não aconteçam. Por lá, já foram registrados 63 indivíduos diferentes.
Mas não precisa ser pesquisador para participar do projeto. Registros fotográficos de qualquer mergulhador podem integrar o acervo da entidade e ajudar o Laje Viva na luta pela preservação das raias.

Mais informações em www.lajeviva.org.br

Fonte: http://www.oeco.com.br/reportagens/37-reportagens/21946-gigante-cruza-o-azul-dos-mares

terça-feira, 16 de junho de 2009

Peça ao Presidente que vete a legalização da grilagem na Amazônia

Pois é galera, a coisa toda está bem crítica.
E a mídia não tem divulgado quase nada sobre o assunto....Uma lástima!
Não dá para ficar calado...

Então, é o seguinte, se vc ainda não se manisfestou, CORRE!...
...escreva uma carta,ligue e ou assine algum dos vários abaixo-assinados que está circulando pela net.
Você vai deixar o governo desmontar a política ambiental, né?

A legislação ambiental brasileira está sob ataque e a Amazônia está sendo privatizada.
Não deixe que isso aconteça. Junte-se nessa luta e acompanhe o andamento da política ambiental no Brasil.

Você pode acessar a http://www2.socioambiental.org/ e assinar os dois abaixo-assinados.

Um pede ao Presidente Lu la veto à MP 458.
http://www2.socioambiental.org/cyberacao/mp-458

O outro protesta contra o desmonte da política ambiental que está em curso.
http://www2.socioambiental.org/cyberacao/desmonte-politica-ambiental

Mensagens em seu nome serão encaminhadas ao Presidente e outras autoridades como ministros, senadores e deputados.

PARTICIPE!

Eu já assinei...Não perda tempo..Assine também.

Fran

DIGA NÃO A MEDIDA PROVISÓRIA 458


“...A propriedade é uma forma de capitalizar a natureza que o imbecil do ser humano inventou. Os muros, então, para que servem os muros? Pra impedir ladrões? Sim. Pra garantir a privacidade? Sim. Mas servem também pra acabar com o direito natural do ser humano animal de ir e vir (um direito inclusive constitucional). Já imaginou se a onda de construir muros pega também na zona rural? Nós acabaremos por conhecer somente as ruas e as estradas. Que direito tem um cidadão de tapar a visão e o usufruto da natureza?... Está mais que óbvio para a humanidade que a natureza se compra e passa a ser particular. Os marcianos rirão de nós um dia, ao saberem que nosso planeta é um grande quebra-cabeças de proprietários. Restam-nos os parques e praças públicas.
Em Campinas tem uma cachoeira linda na qual o dono colocou cercas pra ninguém ver. Legal, né?
Por isso, pichem. Invadam o espaço, xinguem a mãe do presidente, declarem amor à sua prostituta preferida. É a imprensa popular e democrática.”


PAIVA, Marcelo Rubens. Feliz Ano Velho. Objetiva.2006. pág. 189 e 190.


Num primeiro momento,no choque (não dá para acreditar nas idiotices que alguns seres humanos fazem), as palavras me faltam...assim, faço minhas as palavras de Marcelo.
Marcelo, escreveu isso em 1982, durante uma época em que um regime militar “calava” todas as formas de expressões...mas não conseguia calar a voz do povo!
Hoje não é preciso xingar a mãe de ninguém (nem devemos), temos armas mais consistentes, como a atitude, espaço, e claro, a gentileza da sabedoria.
Assim pois... num segundo momento, escrevo ao sr. Presidente, expressando em palavras algo que espero que reflita em toda [a minha] indigNAÇÃO.

Vamos lá né....exercer muito mais do que nossa cidadania.
Lutar pelo nosso direito de ver (ir e vir) e enxergar!
Vamos dar asas a nossa imprensa popular e democrática.

Francis Campos

DIGA NÃO A MEDIDA PROVISÓRIA 458
Telefone do Gabinete do Lula:(61) 3411.1200 ou (61) 3411.1201

Ou envie um e-mail através do link:

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Que tal um Presente ECO-lógicos para o Namorado(a)!?!?!?

5 dicas de presentes para o Dia dos Namorados



1. Faça um jantar ou café-da-manhã


Mas nada de apelar para alimentos industrializados e pré-prontos: cozinhe 'do zero'. Na hora de montar o cardápio, escolha receitas com ingredientes da estação. Ao fazer as compras, prefira o que for orgânico ou produzido localmente. Durante o preparo, tente aproveitar o máximo dos legumes, frutas e verduras que utilizar, e lembre-se de economizar água! Finalmente, ao servir, aproveite para economizar energia com um romântico jantar à luz de velas (se optar por esta opção). E nada de jogar fora as sobras: reaproveite-as em outras receitas ou leve para almoçar/lanchar no trabalho no dia seguinte.



2. Reforme alguma coisa dele ou dela



Seu namorado tem uma camisa que adora, mas não usa há um tempão porque está sem um botão? Sua namorada vive te cobrando porque você nunca a ajuda a pendurar os quadros que ela comprou há meses e até hoje estão encostados num canto da sala? Aproveite a data para fazer estes pequenos agrados e presenteie sem consumir nada novo, apenas consertando o que já existe. Outra ideia é reformar algum móvel ou objeto que tem grande valor sentimental para você e presentear seu par. O importante é reciclar! Isso vale até para a hora de embrulhar: seja criativo e utilize jornais, revistas, fitas e sacolas que já tiver em casa.

3. Presenteie com um passeio



Comece o dia com o café-da-manhã da dica número 1 e então convide seu par para caminhar um pouco pelo bairro. Aproveite para descobrir esquinas, praças, vilas e cantos que vocês nunca tinham percebido antes. Vale até dar uma força para o comércio local, parando para tomar um suco ou café num estabelecimento do próprio bairro. Se preferir, pedale e vá um pouco mais longe. O importante é deixar o carro em casa.



4. Crie um cartão diferente




Quer surpreender de um jeito legal e ecológico? Dê uma de 'náufrago' e escreva uma mensagem para seu namorado ou namorada e entregue dentro de uma garrafa vazia. Lembre-se de preparar a garrafa antes, retirando o rótulo com água quente e sabão, e de limpar e secar bem por dentro. Você pode deixar seu 'cartão' em um lugar inusitado, ou levá-lo junto com um café-da-manhã na cama. Uma garrafa também pode virar um lindo vaso com flores. Criar um cartão com uma foto sua quando era bebê também é garantia de coração derretido.





5. Reflita antes de comprar




Se apesar de tudo você preferir comprar algo para dar de presente, seja consciente. Reflita sobre o que vai comprar: ele ou ela tem mesmo necessidade disso, ou será que é algo que vai para o fundo do armário? Qual o impacto da fabricação do presente no meio ambiente? E a empresa que fabrica o bem, tem responsabilidade social e o faz de uma maneira sustentável? O presente precisou vir de longe, ou foi feito na região em que você mora? Ele utiliza materiais reciclados, ou é reciclável? Por fim, lembre-se: quanto menos embalagem, melhor!







FELIZ DIA DOS NAMORADOS PARA OS APAIXONADOS DE PLANTÃO!

=)

domingo, 7 de junho de 2009

Você já tratou o seu "DESCUIDO" hoje?

De tempos em tempos me pego pensando em Estamira, desde o dia que ela "entrou" em minha vida, se tornou presença constante.

Justo ela uma mulher pobre, miserável, analfabeta que vive no lixão, mas que para mim é a melhor personificação viva de sabedoria e riqueza.
Estamira, neste breve trecho, traça uma análise simples, porém muito profunda sobre as atitudes humanas e sua essência que está cada dia mais corrompida e podre pela influência do "trocadilho"*.
São apenas 3 minutos, mas meu real apelo é que você gaste não apenas 3 minutos, mas sim,12 minuto.Após ver uma vez, veja de novo...pare e pense....volte veja mais uma vez, absorva tudo o que essa mulher diz...volte e ENXERGUE o que ela diz..... e permita mudar a sí mesmo.....

Transforme, Evolua, deixe sua essência falar mais alto,dissemine o cuidado ao próximo, ao meio ambiente, pratique a humildade e TRATE de cuidar e vigiar o seu DESCUIDO...dia após dia!

ESCUTE E CONVENÇA AS OUTRAS PESSOAS AO SEU REDOR A ESCUTAREM ESTAMIRA!

*após ver o documentário na integra e trocar várias ideias e conversas com psicológos,sociólogos e antropologos amigos meus, chegamos a conclusão que quando Estamira se refere ao "trocadilho" pode ser entendido como: a sociedade dominadora que oprime e dissemina valores distorcidos e inférteis.


http://www.youtube.com/watch?v=bHLBbaQC2Gg

Sobre o documentário:
O que é loucura o que é razão ? Não será loucura maior a postura dos políticos brasileiros que levam grande parte da população a miséria e a ignorância ? Veja o filme antes de julgar se ainda tiver coragem. Da mesma forma que avalie seu caráter antes de votar. Quem está verdadeiramente doente ???
Visualmente, Estamira é uma encenação real do apocalipse. É o sol que se mistura com o fogo, com o grão, com o lixo, resto e descuido. É um filme pintado pela natureza, no caso, a humana. É uma arte do descartado, e os outros trabalhadores do lixão fazem parte desse cenário ativo e invasor, que preferimos esquecer. O plano final do filme é um daqueles momentos em que a natureza conspira a favor do cinema, não só encerrando a orquestra do Fim, como ilustrando ali mesmo tudo que foi dito e que está preso na cabeça de Estamira, esta simples humana com algo a dizer.

Meu nome é Francis Olivia, e assim eu disse.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente - HOME - o filme [O Planeta é a nossa Casa]

Porque nada melhor do que o Dia Mundial do Meio Ambiente para lembrar que nós também fazemos parte do Meio Ambiente!
Desejo a todos nós...


Um 05 de Junho cheio de consciência e introspecção!

Acessem e assistam:




HOME um filme de Arthus-Bertrand, é constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.


Versão com legendas em inglês:

http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU&feature=channel_page


Versão dublada em Português(portugal)

http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U&feature=channel


Mais informações no Canal do filme:
http://www.youtube.com/user/homeproject




Mahalo!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ação de Conservação do Mar e da Cultura Caiçara

"Ação de Conservação do mar e da cultura caiçara" .Realizado pelo SESC Santos e organizado pelo Aquário de Santos em comemoração à Semana de Meio Ambiente (02 a 07 de junho).


terça-feira, 2 de junho de 2009

Em primeiro lugar, a Sustentabilidade !!!

Richard M. Locke, professor de empreendedorismo no MIT Sloan School of Management e professor do departamento de ciência política do MIT, ajudou a liderar o desenvolvimento do Laboratory for Sustainable Business (Laboratório de Negócios Sustentáveis - S-Lab) do MIT Sloan, que investiga em sala de aula questões de gestão sustentável, bem como coloca os alunos dentro de empresas que estão abordando desafios em sustentabilidade em todas as frentes. Sua própria investigação atual centra-se na melhoria das normas ambientais e trabalhistas nas cadeias de fornecimento globais.

Agenda Sustentável: Para líderes e gestores, o que você acha que significa "sustentabilidade"?

Richard Locke: Nós não temos uma definição comum sobre isso ainda. Ouço duas definições diferentes, nos círculos em que convivo. Uma delas é de fãs da sustentabilidade, em termos ambientais: dizem que temos de preservar e conservar o ar, a água e recursos naturais ou estaremos em desequilíbrio, minando a capacidade terrestre em suster a vida humana.
A outra concepção é realizada por pessoas que pensam basicamente da sustentabilidade como uma ameaça - geralmente uma iminente ameaça de regulamentação fiscal do carbono. Então, muitas dessas pessoas pensam na sustentabilidade apenas como algo que será mau para os negócios, em vez de pensar nela como uma oportunidade de negócio. Algo que tenho certeza que é.

AS: Então, você acha a definição importante – precisamos estabelecer um consenso sobre o que falamos, quando abordamos sustentabilidade?

RL: Sim. Temos de ter certeza que, se nos preocupamos com o meio ambiente, estamos também atentos às pessoas e à dimensão social da sustentabilidade. Eles devem andar de mãos dadas, e não apenas nos países industriais avançados, mas especialmente no mundo em desenvolvimento. Se você não combinar as duas coisas, é um problema.

AS: O que desencadeará um novo foco nas estratégias de gestão relacionadas à sustentabilidade, nas organizações? Muitas vezes vemos todos os tipos de mudanças impulsionadas apenas porque um CEO torna aquilo uma religião – isso acontecerá, nesse caso?

RL: Bem, além da pressão governamental por causa de regulamentações, haverá a pressão dos consumidores. Todas as pesquisas e experiências em bens de consumo, quer trate de certificação de fair trade, parecem sugerir que as pessoas realmente valorizam essas coisas.
Penso que haverá grande pressão também de dentro das próprias empresas – não de um CEO missionário, mas de alguns dos gerentes funcionais. Minha teoria é que serão alguns grupos da periferia, geralmente de nível médio, que encontrarão a solução para problemas reais. Eles mostrarão que a sustentabilidade funciona, e então podem começar a difundi-la. E então será acatado pelo conselho. Eu acho que raramente esta é uma ação do topo para a base.

AS: É possível correlacionar sustentabilidade e vantagem competitiva?

RL: Claro. Eficiência (custos unitários mais baixos), qualidade, confiabilidade – geralmente esses atributos "positivos" das empresas caminham lado a lado, dirão os gestores. Agora pense sobre sustentabilidade. Se as empresas são boas no desenvolvimento de sistemas que lidam com saúde e segurança, e/ou no tratamento de resíduos e água, e/ou na concepção de formas inovadoras para reduzir o consumo de energia, e assim por diante, costumam agir em conjunto com a sua forma de fazer negócios. Em outras palavras, as empresas precisam pensar profundamente sobre como estabelecer diferentes sistemas de gestão que promovam práticas empresariais sustentáveis mais eficientes e inovadoras ou que diferencie seus produtos e serviços no mercado.
A sustentabilidade torna-se um agente para a gestão da qualidade. Esta é uma maneira rápida de outros, sejam clientes ou potenciais parceiros, obterem informações sobre fornecedores ou qualquer outro parceiro da cadeia de valor e que tipos de sistemas possuem. E isso faz sentido para mim, completamente.

AS: Quais são os impedimentos para avançar? O que as empresas e os gestores têm de ultrapassar para “fazer acontecer” na área da sustentabilidade?

RL: A primeira coisa a combater são os seus próprios pressupostos, seu próprio modelo mental, pensar se adotar esta causa será um custo extra ou um impulso nos negócios. Especialmente agora, durante esse período de crise financeira e diminuição de demanda, podem dizer: "Olha, já temos dificuldades para manter nossos números. Não nos peça para fazer qualquer investimento."
Mas agora é um ótimo momento para que as empresas revejam sua forma de encarar a sustentabilidade e no que estão fazendo, para ver as oportunidades de redução no consumo e mudar a maneira como fazem as coisas. Será a economia de custos que os impelirá para o próximo esforço de crescimento. No final, penso que os esforços para agir na direção a questões de sustentabilidade serão o verdadeiro estímulo para a inovação – este é um impacto que vejo claramente, no curto prazo. Mas os líderes e gestores ainda precisam ser convencidos de que é possível.

[Esse artigo é o último de uma série de entrevistas do Sloan Management Review"s Sustainability Initiative do MIT, publicadas na GreenBiz.com. É uma adaptação de "Sustainability as Fabric — and Why Smart Managers Will Capitalize First" (Sustentabilidade como Tecido - e Por quê gestores inteligentes terão retorno primeiro) que apareceu originalmente no MIT Sloan Management Review, na edição de Janeiro de 2009. ]© Massachusetts Institute of Technology, 2009. Todos os direitos reservados.]
Fonte: Agenda Sustentável (
http://www.agendasustentavel.com.br/)

HSM Online27/05/2009

Fonte: http://br.hsmglobal.com/notas/52677-em-primeiro-lugar-sustentabilidade-